Rejeição 656: o que é e como resolver

Escrito por Andres Lustosa - Contador e CEO
em 19 de maio de 2025

Rejeição 656: o que é e como resolver

rejeição 656 indica que há um alto volume de consultas à SEFAZ a partir de um mesmo certificado.

Ela acusa a mensagem de “consumo indevido” e pode-se dizer que se trata de um mecanismo de segurança da SEFAZ que impede essas consultas de se concretizarem a partir de um determinado limite. Como toda rejeição, a 656 ocasiona a interrupção da emissão de notas e documentos fiscais, fazendo com que o processo seja moroso.

Confira esse pequeno guia para entender melhor a rejeição 656, o que a faz ocorrer e o que fazer quando surge a mensagem em sua emissão.

O que é a rejeição 656?

A rejeição 656 é uma mensagem da SEFAZ de “consumo indevido” que acusa um alto volume de consulta ao sistema da Secretária em um espaço curto de tempo a partir de um mesmo certificado digital.

É uma espécie de sistema de defesa da própria SEFAZ que bloqueia o certificado quando ocorrem mais de 600 consultas em um intervalo de até 5 minutos.

Basicamente, a mensagem de “consumo indevido” aparece quando há:

  • Um alto volume de processamento: quando vários sistemas de consulta de nota fiscal fazem o mesmo processo, simultaneamente, com o mesmo certificado digital;
  • Consultas em loop ou repetitivas: o sistema emissor pode estar configurado para realizar consultas desnecessárias ou repetidas ao servidor da SEFAZ;
  • Problemas no software emissor: há algum erro ou bug no software emissor que pode causar o envio excessivo de requisições;
  • Consulta excessiva de um mesmo documento: um mesmo documento é repetidamente consultado em um curto espaço de tempo.

Como evitá-la?

Há de se notar que a rejeição 656 ocorre, principalmente, para quem tem um volume muito grande de consultas de documentos fiscais ou que o sistema de emissão possui algum problema.

Por isso mesmo, as formas de se evitar essa rejeição passam por:

  • Alterar o uso do certificado digital: se você possuir mais de um certificado, tente utilizar outro para fazer consultas diferentes em um mesmo espaço de tempo;
  • Evitar consultas desnecessárias ou repetidas;
  • Utilizar um software ou API de captura de documentos fiscais eficientemente;
  • Manter seu software emissor atualizado;
  • Monitorar o volume de consultas realizadas pelo seu sistema.

Para empresas que possam fazer isso, o ideal é realizar as consultas de emissão de notas em apenas um software ou então usar certificados diferentes em cada emissor.

O que fazer se receber a rejeição 656?

Se a rejeição 656 ocorrer em seu sistema por alguns dos motivos acima, o primeiro passo é mapear esse problema e resolver a situação para que isso não persista com o tempo.

Quando ocorre, a rejeição deixa de acontecer automaticamente após 60 minutos. Nesse caso, basta esperar.

Outras opções são:

  • Verificar o software emissor: certifique-se de que o seu software emissor não está realizando;
  • Corrigir erros no envio das requisições: verifique se não há erros nas requisições que estão sendo enviadas, pois tentativas repetidas com erros também podem gerar o bloqueio;
  • Entrar em contato com a SEFAZ: se o bloqueio persistir por um período prolongado ou se você atingir um grande número de bloqueios consecutivos (a critério de cada UF, geralmente após 50 bloqueios), a SEFAZ pode bloquear permanentemente o CNPJ ou IP da sua empresa.

Nesse caso, será necessário entrar em contato diretamente com a Secretaria da Fazenda do seu estado para tentar reverter a situação.

Você pode conhecer outros tipos de rejeição e como evitá-las no texto do link.

Por: E-notas

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