O Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros, a Selic, de 11,75% para 12,75% nesta quarta-feira de 04 de maio de 2022. Medida feita para cumprimento da indicação dada na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Assim, completa a 10ª alta seguida nos juros desde março de 2021, quando a Selic estava no menor patamar da história, em 2%.
Com a nova elevação, os juros chegam ao maior nível desde fevereiro de 2017, quando a Selic era de 12,25% ao ano.
Essa trajetória de alta dos juros faz parte de uma tentativa do Banco Central de controlar a inflação que vem subindo desde o ano passado.
Apesar de ter cumprido a sinalização de elevação dos juros em 1 ponto percentual (p.p), a pressão inflacionária fez com que o Banco Central alterasse sua visão para os passos futuros da Selic.
Esse aumento representa o maior patamar desde fevereiro de 2017
Com esse aumento completa a 10ª alta seguida nos juros desde março de 2021
Para ampla maioria dos especialistas, o aumento da taxa de juros tende a favorecer os investimentos em renda fixa, mas para aqueles que forem investir nesse momento poderá encontrar excelentes oportunidades na bolsa, principalmente para investimento a longo prazo.
Essa situação de favorecimento em investimento em renda fixa é proveniente do cenário de incertezas, guerra na ucrânia, medidas de endurecimento sanitário realizado na China, assim como, as altas taxas de juros nos Estados Unidos.
Edição: Blog Contabilidade Cidadã
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!