A rejeição 656 indica que há um alto volume de consultas à SEFAZ a partir de um mesmo certificado.
Ela acusa a mensagem de “consumo indevido” e pode-se dizer que se trata de um mecanismo de segurança da SEFAZ que impede essas consultas de se concretizarem a partir de um determinado limite. Como toda rejeição, a 656 ocasiona a interrupção da emissão de notas e documentos fiscais, fazendo com que o processo seja moroso.
Confira esse pequeno guia para entender melhor a rejeição 656, o que a faz ocorrer e o que fazer quando surge a mensagem em sua emissão.
A rejeição 656 é uma mensagem da SEFAZ de “consumo indevido” que acusa um alto volume de consulta ao sistema da Secretária em um espaço curto de tempo a partir de um mesmo certificado digital.
É uma espécie de sistema de defesa da própria SEFAZ que bloqueia o certificado quando ocorrem mais de 600 consultas em um intervalo de até 5 minutos.
Basicamente, a mensagem de “consumo indevido” aparece quando há:
Há de se notar que a rejeição 656 ocorre, principalmente, para quem tem um volume muito grande de consultas de documentos fiscais ou que o sistema de emissão possui algum problema.
Por isso mesmo, as formas de se evitar essa rejeição passam por:
Para empresas que possam fazer isso, o ideal é realizar as consultas de emissão de notas em apenas um software ou então usar certificados diferentes em cada emissor.
Se a rejeição 656 ocorrer em seu sistema por alguns dos motivos acima, o primeiro passo é mapear esse problema e resolver a situação para que isso não persista com o tempo.
Quando ocorre, a rejeição deixa de acontecer automaticamente após 60 minutos. Nesse caso, basta esperar.
Outras opções são:
Nesse caso, será necessário entrar em contato diretamente com a Secretaria da Fazenda do seu estado para tentar reverter a situação.
Você pode conhecer outros tipos de rejeição e como evitá-las no texto do link.
Por: E-notas
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