Meu imposto renda; se você entregou sua Declaração do IR 2020, fique atento ao calendário de restituições. Os lotes de pagamento serão efetuados em cinco parcelas no período maio a setembro.
Quais Contribuintes Tem Prioridade?
Pessoas com idade acima de 60 anos, assim como, aqueles contribuintes que enviaram a declaração logo que iniciou o prazo para envio, terão prioridade no pagamento de suas restituições nos primeiros lotes.
Idosos, deficientes, pacientes com doenças graves e demais contribuintes que entregaram suas declarações antecipadamente têm prioridade para recebimento da restituição.
Cuidados Importantes
A Receita Federal geralmente libera a consulta em um dia, e o depósito fica programado para a semana seguinte. Você poderá consultar a liberação de sua declaração na página da Receita Federal no canal Meu Imposto de Renda ou nos aplicativos móveis App Store ou Google.
A restituição será depositada na agência bancária informada no momento em que foi feita a declaração pelo contribuinte.
O pagamento será corrigido pela Selic que é a taxa básica de juros e, após a restituição, o contribuinte não receberá atualizações ou correções.
No momento da consulta da restituição o contribuinte que não estiver incluído no lote não significa que estará impossibilitado de receber sua restituição por está incluído na malha fina. Existe essa possibilidade, no entanto, o contribuinte deverá certificar se sua declaração possui algum problema, se houver deverá corrigi-la.
Leia Também
Tenho Restrição no nome, Posso abrir um Mei?
Prazo
O prazo para disponibilidade da restituição é de um ano. Caso não haja o resgate nesse período, somente será possível através de requerimento mediante formulário eletrônico disponível no canal Meu Imposto de Renda.
Calendário de Restituições do Imposto de Renda 2021 – Data de Pagamento dos Lotes
1º 30/05/2021
2º 30/06/2021
3º 30/07/2021
4º 30/08/2021
5º 30/09/2021