Na terça-feira(17) decisiva, o futuro financeiro e econômico do Brasil para o ano de 2024 será o foco de intensos debates na Comissão Mista de Orçamento. Simone Tebet, será a personagem principal dessas discussões, trazendo aspectos vitais da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ciclo anual.
Esperanças de Um Orçamento Equilibrado e Estratégico
A proposta orçamentária, que já circula nas câmaras do Congresso Nacional desde o último agosto, destaca-se por seu comprometimento audacioso em erradicar o déficit fiscal, uma questão que tem assombrado a economia brasileira desde 2014. Com uma estratégia que visa equilibrar o crescimento e a estabilidade, está sob análise uma promessa que envolve a projeção de um salário mínimo reajustado para R$ 1.410 e uma Taxa Selic reduzida para abaixo dos dois dígitos percentuais.
Salário Mínimo Melhorado e Estratégias de Crescimento
Além disso, o governo afirma com convicção que o novo salário mínimo, que será reajustado a partir de janeiro, não será o único indício de melhoria. A expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) experiencie um crescimento de 2,3% e que a taxa básica de juros seja amenizada para menos de 10% ao ano.
Ciclo Orçamentário Federal
O cenário do debate irá além das cifras e porcentagens, estendendo-se para uma esfera onde os parlamentares e técnicos governamentais dissecarão as iniciativas estratégicas presentes no Plano Plurianual (PPA – PLN 28/23). Com foco particular na promoção do desenvolvimento social e na garantia de direitos, este debate se posiciona como um componente crucial na consolidação do orçamento para os próximos anos.
LDO e PPA: Dois Pivôs na Roda da Discursão Orçamentária
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) têm sido tópicos de calorosas discussões nas visitas anteriores de Simone Tebet à Comissão de Orçamento. Em discussões pregressas, Tebet enfatizou a necessidade crucial de aprovação da inclusão de despesas condicionadas no Orçamento de 2024. Esta demanda vem à luz da urgência de administrar despesas discricionárias que, embora pareçam opcionalmente, são praticamente mandatórias, deixando uma margem apertada de R$ 55 bilhões para outras despesas variadas.
O PPA e a Necessidade de Votação Cuidadosa das Despesas
Ao reconhecer a importância de uma votação cuidadosa, Tebet enfatizou durante sua última visita em outubro a importância da análise minuciosa dos gastos governamentais no PPA 2024-2027. O foco reside na avaliação das despesas, direcionando fundos de maneira que cada Real gasto seja efetivamente utilizado para melhorar a qualidade da gestão e entrega dos serviços públicos.
Saúde Financeira do Brasil
As deliberações que serão realizadas nos próximos encontros refletem mais do que apenas números e porcentagens; são a manifestação de uma estratégia que busca trazer estabilidade, crescimento e sustentabilidade para a economia brasileira.
Deixe um comentário