A gestão financeira é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Essa afirmação pode parecer óbvia, mas muitos gestores deixam o gerenciamento de recursos em segundo plano e correm o risco de complicar as operações e a estabilidade da empresa. Por isso, fazer um controle minucioso do fluxo de caixa é fundamental para a manutenção da saúde financeira de um negócio.
No artigo a seguir, você vai aprender mais sobre o fluxo de caixa – o que é, qual a sua importância e como realizar um fluxo de caixa eficiente. Boa leitura!
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas da gestão financeira, pois permite controlar as entradas e saídas de caixa, acompanhar as variações ao longo do tempo e auxiliar na tomada de decisões gerenciais.
A marcação de entradas e saídas de recursos deve ser rigorosa, e todos os recebimento e pagamentos, por menores que sejam, precisam ser inclusas na ferramenta. Dessa forma, vai ser possível traçar um quadro exato sobre os padrões de compras, recebimentos à vista e a prazo, montante de crédito concedido, épocas com maiores e menores volumes de vendas, entre outras informações importantes.
O que são os fluxos de caixa Realizado e Projetado?
O Fluxo de Caixa Realizado, como o próprio nome diz, é o processo de construção diária da planilha ou ferramenta digital de fluxo de pagamentos e recebimentos, o mecanismo que trata de mensurar os lançamentos de um período decorrido.
Após a compilação regular do histórico financeiro, é possível produzir o Fluxo de Caixa Projetado, uma ferramenta de planejamento que permite projetar cenários similares aos encontrados no Fluxo de Caixa Realizado. Além disso, a ferramenta permite prever com antecedência a necessidade de capital de giro, reforço ou alívio de estoques, necessidades de investimentos de terceiros, entre outros.
Qual a importância do fluxo de caixa?
A manutenção de um sistema de fluxo de caixa não é uma opção, é uma necessidade gerencial. Através dele, o gestor consegue ter base para realizar o planejamento financeiro com certa confiabilidade, tomando decisões que serão cada vez mais assertivas à medida em que o tempo passa e mais dados são contabilizados.
O fluxo de caixa tem uma abrangência ampla, pois permite não apenas entender como os processos financeiros atuam dentro da organização, como também municiar o planejamento das ações de todos os setores, incluindo planejamento, vendas, estoque e recursos humanos.
Como fazer um fluxo de caixa eficiente?
Antes de mais nada, a inclusão dos dados detalhados de pagamentos e recebimentos precisa fazer parte da cultura da empresa. É preciso priorizar a compilação e processamento dos dados de caixa, de modo que todos os profissionais envolvidos com pagamentos e recebimentos, e não apenas o contador, possam registrar as informações de um modo seguro e confiável.
Conclusão
Como vimos, o fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão financeira, pois permite conhecer a fundo o funcionamento da empresa e planejar as decisões a partir de dados confiáveis.
Edição Blog Contabilidade Cidadã