O mercado possui atributos muito típicos que devem sempre ser considerados, antes de qualquer definição de ação.
O sucesso é possível para qualquer negócio, entretanto, é fundamental que sejam considerados vários pontos e são exatamente essas questões que iremos apresentar. Vamos a elas: empreendedorismo e gestão empresarial.
É importante ficar claro que nosso objetivo não é definir regras, pois o universo empresarial é extremamente vivo com inúmeras possibilidades. O que é visto como exemplo de crescimento hoje, amanhã poderá ficar obsoleto, sem considerar que cada empresário possui características próprias, mas, por outro lado, existem ferramentas excelentes e estratégias que podem e devem ser consideradas como fundamentais.
Sendo assim, é necessário ficar sempre atento ao aprendizado, refletindo e buscando informações e soluções a respeito de novas ideias. Conhecimento é essencial para quem escolheu seguir no ramo empresarial.
Atualmente, podemos afirmar que possuir uma estratégia é imprescindível para alavancar seu negócio, portanto, vamos às orientações.
Passo 1: conheça profundamente seu mercado
Qual o principal motivo que te levou a trabalhar no ramo?
É necessário que você tenha pensado sobre essa questão, pois é dela que dependerão os rumos profissionais que tomou.
Se for por vocação, você fez a escolha certa, pois esse será um grande diferencial para o seu êxito, mas se o objetivo for primordialmente por dinheiro ou por ser a única oportunidade que lhe apareceu, nossa conclusão após inúmeras análises e caminhadas pelo mundo do empreendedorismo é que o sucesso é muito mais simples para quem tem vocação e paixão.
Ser feliz com o que você está fazendo e buscando o crescimento com base na vocação são premissas básicas e, nesse contexto, surge um ponto fundamental: o conhecimento do mercado em que se atua. Grandes empresários, em sua maioria, são extremamente apaixonados pelo ramo em que trabalham e pela administração do seu negócio.
Portanto, aprender ao máximo, seja através de livros, cursos, palestras, programas, entre outros. O universo empresarial é riquíssimo em informações de mercado, contudo, cabe ao responsável buscá-las, embasando-se em dados confiáveis.
O alcance do sucesso empresarial é, sem dúvida, fruto de características do comportamento. Entretanto, sem planejamento e análises de dados corretos para a tomada de decisões de nada adiantará a melhor qualificação e força de vontade.
É como montar um edifício sem que sejam feitos os cálculos necessários para seu alicerce. Poderá até subir e ficar em pé, mas a chance de desabar é extrema.
Lembrando que, os números de nada valerão se não houver análise de um profissional qualificado e, a partir daí, ter decisões corretas. É exatamente por isso, que sempre será hora de buscar novos conhecimentos e caminhos.
Passo 2: conheça os tipos de empresas do seu ramo de negócio – verifique em qual o seu negócio se encaixa
Existem vários tipos negócios dentro do seu ramo e, para cada um deles, é essencial que se seja estabelecida uma estratégia de gestão para que não se perca força de mercado. Mais uma vez, nesse ponto, a chave para alcance do sucesso será o planejamento. Por incrível que pareça, muitos empresários nunca pararam para pensar em qual estilo se encaixam, qual deles é mais rentável e estável, isso sem dúvidas prejudica a tomada de decisões.
Ao verificarmos a abertura e fechamento de inúmeras empresas, constatamos que, entre as empresas que fecharam, os principais problemas comuns observados foram: foco somente nas operações e sem aplicação alguma sobre estratégias traçadas.
Mas como posso identificar as divisões do meu ramo de negócio? Você poderá fazer através de estudo de categorização com informações obtidas nos conselhos de atuação do seu negócio, observando também estratégias competitivas.
Chegamos à conclusão que existem inúmeros negócios sem estratégias e negócios com estratégias bem definidas. As que possuem estratégias identificamos em quatro tipos: de alto nível, envolvente, conceituada e assistencialistas.
Negócios sem estratégias
Não possuem estratégia definida, não possuem gestão, apresentam indecisões nas ações e não possuem política de preços bem definidas. Geralmente, com aparência externa deteriorada ou poluída, com instalações precárias e apresentam falta de manutenção. Apresentam descontrole de estoque o que geram falta de mercadorias e não possuem táticas para captação ou retenção de clientes por meio presencial e muito menos na forma digital. Enfim, apresentam vulnerabilidades, com maior probabilidade de fechamento.
Negócios com estratégias
Alto Nível: possuem como principal característica sua aparência externa sofisticada e instalações impecáveis, utilizam ferramentas digitais como site bem elaborados e visual impecável. Geralmente, apresentam produtos de alto valor percebido.
Envolvente: têm como objetivo principal serem acessíveis ao público com uma apresentação chamativa, com boas instalações e apresentam preços competitivos. Têm foco em reduzir custos de operação realizando analises econômica e planejamento tributário dos seus produtos para melhor satisfação dos seus consumidores, buscando sempre fidelização.
Conceituda: Possuem aparência moderna, promovem planos e programas de fidelidade. Suas instalações são novas e estão localizadas em lugares com maior fluxo de consumidores.
Assistencialistas: O objetivo aqui é o apoio aos seus colaboradores e seus consumidores, possuindo foco no bom serviço e na orientação total. Focam em um atendimento e acompanhamento personalizado (pelo proprietário). O objetivo é ser referência social.
Diante desses perfis de negócios, sugerimos que analise seu negócio e tente posicionar em uma das quatro opções que possuem estratégias, pois, assim, você poderá traçar novos caminhos pelo bom futuro do seu negócio.
Fique atento pois tem mais! E não se esqueça: o nosso blog está sempre em busca das melhores oportunidades para o crescimento da sua empresa. Conte sempre conosco!
Em nossa página você conferirá conteúdos aos quais abordará caminhos estratégicos para o crescimento do seu negócio.
Acompanhe nossos conteúdos e não perca detalhes das informações que irão trazer mais sucesso para o seu negócio. Tudo que iremos apresentar foram aplicadas e validados por grandes empresas do mercado nacional e internacional.