O site da Contabilidade Cidadã utiliza cookies. Saiba mais sobre nossas Políticas de Cookies clicando aqui. Ao navegar você concorda com a sua utilização.
Saiba mais sobre os cookies em nossa Advertência Jurídica e Políticas de Privacidade

Certidão Negativa: 5 passos para emitir para sua empresa

Certidão Negativa: 5 passos para emitir para sua empresa

Em alguma situação, seja pessoa física, jurídica ou Micro Empreendedor Individual (MEI), um empresário poderá ser solicitado a entregar certidões negativas de débito. A Certidão Negativa é um documento emitido por um órgão governamental para confirmar que sua empresa não tem pendências financeiras ou processos jurídicos.

Geralmente são solicitadas em processos de licitação, cadastros, por fornecedores, bancos, empréstimos ou no caso de abertura de empresas. Conheça agora 5 tipos de certidões negativas e os passos que vão ajudar você a emiti-las para sua empresa.

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

A Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, ou CNDT, comprova que uma empresa ou funcionário esteve em algum processo trabalhista e que, ao final deste, foi determinado pela justiça que certa quantia deveria ser paga. Empresas que têm alguma pendência neste sentido não poderão prestar serviços a órgãos do governo e nem sequer adquirir um imóvel.

A CNDT é emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho. Você pode acessar o site do TST e seguir os seguintes passos:

  • Digitar os números do seu CPF ou CNPJ;

  • Resolver o “captcha”;

  • Clicar em um retângulo vermelho onde tem escrito “Emitir Certidão”.

Após realizar este cadastro, se você não possuir nenhuma pendência, a certidão é emitida e autorizada, e você poderá salvá-la ou imprimi-la. Nela constam as informações do solicitante e a afirmativa de que o mesmo não possui débitos trabalhistas, bem como um número de identificação.

Certidão Negativa do INSS e da Receita Federal

Este tipo de certidão negativa também se refere ao trabalho quanto às dívidas com a previdência social. Nos dias atuais não há mais um documento específico para este fim, pois agora existe a Certidão Negativa de Débitos Federais e à União, que serve para esta finalidade.

São diferentes as certidões para CPF e CNPJ, mas o processo de preenchimento e solicitação são os mesmos.

  • Procure a página no site da Receita Federal referente à Certidão Negativa com CPF;

  • Ou se você usa CNPJ, procure pela Certidão Negativa com CNPJ;

  • Preencha as informações com números do documento que você precisa;

  • Clique em “consultar”.

Certidão Negativa do FGTS

É uma certidão que informa se foram quitadas pela empresa as obrigações de FGTS dos empregados. Quando é negativa, é porque não há pendências.

Para emitir esta certidão, é só clicar no site da Caixa Econômica Federal e lá acessar a página “Consulta de Regularidade do Empregador”. A partir daí, é possível realizar os seguintes passos:

  • Preencha os primeiros 8 números do CNPJ de sua empresa;

  • Selecione o estado em que está localizada a empresa;

  • Preencha o captcha com os caracteres da imagem que aparecer;

  • Clique em “consultar”.

Quando não há débitos, a Certidão Negativa referente ao FGTS é exibida para impressão ou para salvar.

Certidão Negativa de Tributos Mobiliários e Imobiliários

Este documento é emitido pela prefeitura do município onde você ou sua empresa estão. Nele há informações sobre o Cadastro de Contribuinte Mobiliário, que podem ser tanto de pessoas físicas quanto jurídicas que realizam certa atividade no município em questão. A Certidão Negativa é relativo à não existência de débitos relacionados ao IPTU e outras taxas mobiliárias.

Para emiti-la, acesse o portal da prefeitura da sua cidade e veja se esta pode ser emitida de forma online.

Certidão Negativa Municipal

Este tipo de certidão somente poderá ser emitido na cidade onde a empresa está instalada. Ela pode ser dividida em Certidão Negativa Mobiliária e Certidão Negativa Imobiliária.

  • Mobiliária: a Certidão Negativa Mobiliária confirma a não existência de dívidas com impostos como ISS ou taxas de serviço;

  • Imobiliária: informa a não existência de pendências com o IPTU ou outras taxas referentes a imóveis.

Para a emissão é preciso acessar o site da prefeitura do município em que se localiza a empresa, a fim de pesquisar pela possibilidade de ser emitida online.

Essas certidões são todas importantes para qualquer solicitação onde se precise comprovar que a empresa está livre de pendências financeiras ou outras. Para evitar problemas, é importante contratar serviços especializados que possam realizar esta tarefa.

E se você quiser saber mais sobre contabilidade, concursos e tecnologia, acompanhe o nosso blog. Aqui, as principais mudanças são explicadas de forma simples e prática para você não se enrolar. Confira nossas dicas e coloque em prática no seu negócio.

Edição Blog Contabilidade Cidadã

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE