Confira o calendário PIS 2022 Atualizado, verifique os valores, datas de pagamento, como consultar e se você tem direito
Foi publicada no Diário Oficial da União de 10/01/2022, a Resolução nº 934, de 10 de 01 de 2022, que estabelece o calendário de pagamento do abono salarial do PIS e PASEP para o exercício de 2022.
O calendário teve início em 08 de fevereiro de 2022 com encerramento em 29 de dezembro de 2022. O pagamento do abono salarial – PIS será realizado nas agencias do banco Caixa Econômica Federal e, para ser efetuado, considera-se o mês de nascimento do trabalhador.
Já para o pagamento do abono PASEP, feito pelo Banco do Brasil, considera o dígito final da inscrição do trabalhador no PASEP.
Saiba como consultar o PIS/PASEP
São várias as opções para conferência do benefício do abono salarial. Você poderá fazer consulta através do site do Ministério da Economia, informando seu CPF. Lembre-se primeiramente de realizar seu cadastro e obter sua senha no portal gov.br.
Assim como, a consulta poderá ser realizada diretamente pelo aplicativo Caixa Tem (Android ou IOS) ou mesmo pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android ou IOS).
Você poderá também, caso prefira, ligar para o número de atendimento do Caixa Cidadão, através do número 0800 726 0207 ou através do acesso ao Portal www.gov.br.
Quem tem direito?
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.
É pré-requisito para recebimento estar inscrito no PIS–Pasep há pelo menos cinco anos. Mas é necessário os dados estarem atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.
Leia também:
Como emitir a certidão negativa do ITR?
Qual é o valor do abono?
O valor do abono salarial poderá chegar até um salário mínimo, conforme a quantidade de meses trabalhados. O valor total será destinado para os que trabalharam os 12 meses do ano anterior.
Com o ajuste do salário mínimo ocorrido em janeiro, o valor do abono salarial ficará entre R$ 101 a R$ 1.212, conforme a quantidade de meses trabalhados. Lembrando que somente terá direito ao valor máximo aqueles que trabalharam os 12 meses de 2020.
Quando vai começar a pagar o PIS 2021 2022?
Confira as datas.