Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) e busca saber como gerar e imprimir o boleto guia MEI para realizar o pagamento em dia, este guia passo a passo fornecerá todas as informações necessárias. Acompanhe os detalhes abaixo para garantir que você fique em dia com suas obrigações.
O que é?
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é utilizado pelo Microempreendedor Individual (MEI) que escolheu o regime SIMEI para quitar seus tributos.
Ao efetuar o pagamento através do DAS-MEI, o empresário está cobrindo:
- Sua contribuição previdenciária como contribuinte individual;
- Uma taxa de R$ 1,00 referente ao ICMS, se for contribuinte deste imposto;
- Uma taxa de R$ 5,00 relativa ao ISS, se for contribuinte deste imposto.
Vale ressaltar que aqueles que optam pelo SIMEI são isentos de diversos tributos, como IRPJ, CSLL, contribuição para o PIS/Pasep, COFINS e IPI (a exceção é quando há incidência na importação). Além disso, não há necessidade de pagar a contribuição previdenciária patronal, a menos que tenha um empregado contratado.
Acessando o Site Oficial
Para emitir o boleto MEI, inicie abrindo seu navegador preferido e pesquise por “boleto MEI” no Google. No entanto, tenha em mente que é importante escolher cuidadosamente o site no qual você vai gerar seu boleto. O site oficial da Receita Federal é o local recomendado para esse procedimento.
Acesso ao Programa Gerador de DAS
Ao acessar o site da Receita Federal, encontre o link para o “Programa Gerador de DAS”. Recomenda-se que você realize esse procedimento em um computador para maior comodidade.
Informações Necessárias
Ao acessar o programa, você precisará ter seu CNPJ em mãos para dar continuidade ao processo de emissão do boleto. Digite o CNPJ corretamente para prosseguir.
Selecionando a Guia de Pagamento
No programa gerador, você encontrará a opção “Emitir Guia de Pagamento”, que permite gerar a guia mensal do MEI para pagamento. Selecione essa opção para continuar.
Informando o Ano-Calendário
Informe o ano-calendário correspondente à guia que você deseja gerar. Se você está buscando emitir a guia do mês atual, insira o ano atual. O sistema trará uma lista de guias disponíveis para aquele período.
Escolhendo a Guia de Pagamento
Nesse passo, você verá todas as guias referentes ao período selecionado. As guias podem estar liquidadas, em aberto ou em atraso. Escolha a guia que você deseja gerar, considerando aquelas que estão para vencer ou em atraso.
Emitindo o Boleto
Após escolher a guia desejada, clique na opção “Apurar” ou “Gerar DAS”, que permitirá a emissão do boleto de pagamento. Certifique-se de verificar os valores e a data de vencimento.
Imprimindo o Boleto
Depois de gerar o boleto, clique na opção “Imprimir” ou “Visualizar PDF” para obter a cópia do boleto. É altamente recomendável imprimir essa guia para realizar o pagamento.
Efetuando o Pagamento: O Procedimento de Pagamento
Com o boleto em mãos, você poderá efetuar o pagamento em casas lotéricas, bancos ou até mesmo pela internet, dependendo das opções disponíveis. Lembre-se de que, em caso de atraso, há incidência de multa e juros.
Mantendo-se em Dia com Suas Obrigações
Ao seguir este guia passo a passo, você estará bem informado e capacitado para gerar suas guias de pagamento sem problemas. Certifique-se de compartilhar essas informações com outros MEIs para ajudá-los a permanecerem em conformidade com suas obrigações. Se você tiver dúvidas, não hesite em deixar seus comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar você.
Deixe um comentário